quarta-feira, 10 de junho de 2009

Papa João Paulo II

João Paulo

 O LEGADO DE UM HOMEM DE MISSÃO

Após longos anos de trabalho incansável pela Humanidade, com muito arrojo e riscos, João Paulo 2º teve seus dias de calvário, e finalmente nos deixou. Como muitos heróis e benfeitores da Humanidade, João Paulo não será facilmente esquecido. Sua atuação foi de dimensões planetárias. Seu pontificado marcou uma decisiva virada na História do Mundo. Foi um homem de MISSÃO. Os homens de missão não se deixam vencer pelas dificuldades: são destemidos e persistentes.

Do imenso legado de João Paulo queremos destacar alguns tópicos decisivos:
1.   Foi um incansável lutador pela PAZ entre as pessoas e entre os países. Foi um homem de MISSÃO: ousado, fiel, persistente e competente.
2.   Lutou destemidamente em favor da dignidade humana, da justiça, da solidariedade, do altruísmo e da fraternidade universal. Lutou pela dignidade e respeito para com todos, sem distinção de raça, religião ou condição social.
3.   Denunciou com veemência as covardes injustiças e agressões contra a pessoa e contra os povos. Denunciou os desmandos dos capitalismos e dos comunismos selvagens e deletérios, de todos os regimes opressivos e da pseudo-democracia manipuladora da opinião pública. Quis um mundo com líderes conscientes e lúcidos, verdadeiramente democráticos, dedicados ao bem-comum, e que, em vez querer os bens do povo, queiram o bem do povo.
4.   Agiu sempre como um grande e destemido humanista, levantando sua voz firme e forte em favor das pessoas e da paz, denunciando as injustas agressões. Não transigiu diante dos opressores, qualquer que fosse o seu poder. Não se acovardou. Brandiu a espada da palavra com destreza e vigor. Sua palavra era mais forte e temível do que os exércitos de mercenários espoliadores que rondam o mundo dos perdulários.  Foi um homem do BEM.
5.   Foi sobretudo um ser humano dotado de grande saber e sabedoria, de grande coragem e ousadia, sobretudo de grande fé e generosidade.
6.   Foi um permanente e incansável PEREGRINO da paz, correndo pelo mundo afora com sua mensagem solidária, pugnando para superar preconceitos e injustas discriminações. Foi um homem do DIÁLOGO.
7.   Estabeleceu um diálogo construtivo, respeitoso e permanente com todos os povos, com todas as culturas, com todas as religiões. Pugnou pelo ecumenismo sem fronteiras e pela tolerância entre culturas e opiniões contrárias. Sentou lado a lado com judeus, islamitas, cristãos de outras ortodoxias, budistas, xintoístas, etc, etc, na consciência de que todos temos o mesmo Deus. Sentou também com os ateus, respeitando os ideais de cada um, pois Deus também ama os ateus.  Foi um homem de CONCILIAÇÃO e RECONCILIAÇÃO.
8.   João Paulo também poderá ter cometido erros, porque muito fez. A história irá julgar. É humano. Eventuais posições doutrinárias polêmicas inserem-se no contexto da defesa intransigente da VIDA e de pressupostos religiosos da verdadeira realização humana dos filhos de Deus.
9.   Cumpriu a sua MISSÃO com muita competência, dedicação e eficiência. Deixou o mundo melhor.
10.            
Hoje o mundo acompanha o funeral de João Paulo, atento à mensagem de vida que nos deixou e na certeza de que esta mensagem perdurará pelos séculos. Ele fez a sua parte. O facho de luz que ele carregou, que outros o carreguem e não o deixem apagar. Reiterou e reacendeu os grandes ideais dos sábios de todos os tempos.
O ser humano é imortal no próprio mundo em que vive, pelo alcance e permanência de suas obras. Sua MENSAGEM, que não é dele, outros que a tomem e prossigam.
Sentimos a perda deste homem que honrou a mensagem profunda de sua fé e seu compromisso com a justiça, o progresso dos povos e o bem-comum. Por isso nos alegramos e cantamos: “ALELUIA”.
O nosso mundo precisa de muitos seres humanos como este, aliados na luta pelo bem-comum. Encontramos alguns por toda a parte, de todas as religiões, de todas as cores e de todas as profissões.
A amplitude da ação de João Paulo lhe deu dimensão universal.
Não poderíamos deixar de nos solidarizarmos e nos congratularmos pela vida e ação deste homem que nos deixou e que a sua presença perpetuou, pela sabedoria que nos legou. O mundo todo entendeu a LUZ superior que através dele se espalhou pela humanidade. Foi “sal da terra e luz do mundo”. Foi um homem da LUZ, um iluminado. Pesaroso mas alegre, o povo aplaude e canta contente: “Viva o Papa, Deus o tenha”. E que outros venham para prosseguir nesta obra.

O mundo vive momentos de grande ansiedade, pelas guerras injustas que se travam, pelas desigualdades sociais e pela falta de consciência e irresponsabilidade e ganância de muitos. Cabe a nós ajudar a fazer surgir uma nova PRIMAVERA entre os povos. João Paulo fez a sua parte. Combateu o bom combate. Para ele, “missão cumprida”. Muitos estão fazendo a sua parte, com incansável dedicação. E você?
Seja qual for sua ideologia, religião ou posição social, faça a sua parte! A LUZ que guiou João continua a brilhar. Veja com seus próprios olhos. João vive e sua mensagem é de esperança. Aleluia!
Juntos seremos capazes de fazer o mundo bem melhor.
Cotia, 08 de abril de 2005.
José JPeralta

Nenhum comentário: