quinta-feira, 30 de abril de 2009

ANEXOS

1. MANDAMENTO NOVO
JOÃO 13,31-35

31 Depois que ele saiu, Jesus disse:
“Agora o Filho do homem foi glorificado e Deus foi glorificado nele”.
32 Se Deus foi glorificado nele, também Deus O glorificará em si mesmo. E O glorificará sem tardan­ça.
33 Meus filhinhos, ainda esta­rei convosco um pouco. Vós Me pro­curareis; mas, como Eu disse aos ju­deus, também vos digo agora: Vós não podeis ir para onde Eu vou.
34 Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros. Amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei.
35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: “Se vos amardes uns aos outros.”


2. PROMESSA DO CONSOLADOR
JOÃO 16,12-15


12 Ainda tenho muitas coisas a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora.
13 Quando vier aquele Espírito da verdade, Ele vos introduzirá, na verdade total. Ele não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido e vos anunciará o que o que há de acontecer.
14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará.
15 Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vo-lo anunciará.
20 Em verdade, em verdade vos digo: Vós haveis de chorar e gemer, e o mundo se alegrará. Vós vos entristecereis, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
21 Quando a mulher, quando dá à luz, fica triste, porque chegou a sua hora; mas, depois de nascida a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem ao mundo.
22 Assim também vós agora, estais tristes; mas Eu vos verei de novo, e o vosso coração se alegrará, e ninguém tirará a vossa alegria.

3. DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO
ATOS 2,1-18


1 E, quando chegou o dia de Pentecostes, estavam todos juntos no mesmo lugar. 2 E, de repente, veio do céu um ruído, como de vento im­petuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.
3 E apareceram umas como línguas de fogo, destaca­das, e repousou uma sobre cada um deles.
4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em várias línguas, conforme o Espí­rito Santo lhes concedia falarem.
5 E achavam-se então em Jerusalém judeus, homens religiosos de todas as nações que há debaixo do céu.
6 E, quando se fez ouvir aquele ruído, acudiu muita gente, e ficou pasmada, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7Atônitos e ma­ravilhados todos, diziam: Porventu­ra não são galileus todos estes que estão falando?
8 E como é que cada um de nós os ouve falar em nossa língua materna.?
9 Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâ­mia, Judéia, Capadócia, Ponto, Ásia,
10 Frigia, Panfília, Egito, de várias partes da Líbia, próximas de Cirene, e os vindos de Roma,
11 judeus e pro­sélitos, cretenses e árabes, todos nós os ouvimos falar nas nessas línguas as maravilhas de Deus."
12 Estavam todos atônitos e se maravilhavam, di­zendo uns para os outros: "Que quer dizer isto?"
13 Outros, porém, escar­necendo, diziam: "É que eles estão cheios de mosto."
Discurso de Pedro
14 Então Pedro, apresentando-se com os onze, levantou a voz e lhes disse: "Varões da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e escutai as mi­nhas palavras.
15 Porque, estes não estão ébrios, como vós pensais, quan­do é ainda terceira hora do dia.
16 Mas isto é o que foi dito pelo profe­ta Joel:
17 E, nos últimos dias, diz o Senhor, eu derramarei do meu Es­pírito sobre toda a carne, e vossos filhos, e vossas filhas profetizarão, e vossos jovens verão visões, e vossos anciãos sonharão sonhos.
18 E na­queles dias derramarei do meu Espí­rito sobre os meus servos e sobre as minhas servas, e profetizarão.


4. TESTEMUNHO DE PAULO
I Co 13,1-13
1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,se não tiver amor,sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine.
2 Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas, se não tiver amor, nada sou.
3 Ainda que eu reparta todos os meus bense entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada me aproveita.
4 O amor é paciente, o amor é prestável, não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso,
5 nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita nem guarda ressentimento.
6 Não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade.
7 Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais passará. As profecias terão o seu fim, o dom das línguas cessará, e a ciência será inútil.
9 Pois o nosso conhecimento é imperfeito, e imperfeita é também a nossa profecia.
10 Mas, quando vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
11 Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Mas, quando me tornei homem, deixei o que era próprio de criança.
12 Agora, vemos como num espelho, de maneira confusa;depois, veremos face a face. Agora, conheço de modo imperfeito; depois, conhecerei como sou conhecido.
13 Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança, o amor; mas a maior de todas é o amor.

Nenhum comentário: