sexta-feira, 23 de abril de 2010

Esboço de Propostas

XXVII
ESBOÇO DE PROPOSTAS

91

Entrave 1: Celibato Obrigatório
Por que não revê a questão do celibato eclesiástico, obrigatório, para padres seculares? Tal qual é hoje não sei a quem serve, sem opção, sem plano B. Só sei que prejudica a Igreja e o povo. Tira os pastores ao rebanho e deixa este aos lobos... O que prejudica se extirpa.

A Igreja não pode continuar a fechar os olhos, os ouvidos e a boca... como os três macaquinhos...
Nas condições do mundo moderno o Celibato obrigatório,  tal qual se apresenta, é um atraso de vida. Acarreta perdas impagáveis.  Nada contra  o celibato opcional. Impô-lo como condição é que parece não ser mais  uma medida salutar. O clero não é feito de eunucos, mas de homens sadios.

Pouco importa se isto tem ou não tem algo a ver com pedofilia. Certamente não tem. É apenas um arcaísmo que precisa ser extirpado da Igreja. Celibato voluntário, tudo bem; celibato obrigatório nada a ver.
Biblicamente, o celibato é questão de opção e não de imposição. Que assim volte a ser.
A Igreja agradece e a razão também. Escute Hans Küng e milhares de outras vozes da mais alta credibilidade.
Ouça! Ouça! Ouça! E reaja. Aja. A atitude dos três macaquinhos nada constrói. É omissão grave. A lei, hoje, é ver, ouvir, falar e agir.

Muitos não querem ver e nem ouvir talvez para não perderem suas mordomias. É preciso ser forte para enfrentar todas as resistências dos acomodados, que vivem com os pés no breque, pensando em si mesmos e não nos outros.
Todos os burocratas do Vaticano precisam ter espírito missionário. São pessoas em estado de missão e não burocratas. Igreja é missão ou não é Igreja.

92

Entraves 2: Aposentadoria Obrigatória
Vemos Bispos, cardeais se aposentarem, obrigatoriamente, aos 70 anos. Muitos em plenas condições de continuarem seu ministério. Sem filhos, sem netos e sem o seu posto de trabalho, muitos se sentem descartados, sem opção. Não é justo, para quem tem todas as condições e uma larga experiência, sentir-se descartado.
São seres humanos e não carros velhos.
A aposentadoria para ministros da Igreja, aos 70 anos, deveria ser opcional. Obrigatória? Só aos 85 anos. A não ser que haja motivos para impô-la, antes.

93

Entraves 3: Unidade na Pluralidade
A Igreja tem um Mandamento Novo que às vezes esquece.  É o máximo Mandamento. Então aceite a diversidade.  Num mundo plural e multipolar é preciso aceitar naturalmente a pluralidade no cristianismo. Unidade não é unicidade. A caça aos “hereges” não é tão evangélica assim.  Foi a fábrica que produziu os maiores horrores na Igreja, tais como a Inquisição, e muito mais.

A Mensagem do Evangelho é suficientemente sedutora, se não for manipulada. Diria que o nosso mundo tende a ser naturalmente cristão, mas não tolera opressões e autoritarismos.
Precisamos rever nossos paradigmas. Precisamos recuperar a simplicidade e a liberdade do Evangelho.
Recuperar a alegria de conviver.
Lembramo-nos sempre que Cristo, com a sua Mensagem, foi a pessoa que mais influiu na História da Humanidade.

Oh! quam bonum et jucundum habitare fratres in unum”.


Nenhum comentário: