quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

NATAL DAS LUZES

1. O Natal celebra a criança que traz esperança de renovação, de justiça, de prosperidade, de solidariedade e de paz para todos sem distinção de raça, religião ou condição social. O Natal é luz. O Natal é essa estrela que anuncia um novo tempo.
Você semeou luzes em uma árvore ou na sua porta, ou em outro lugar, anunciando o Natal?
No cenário do Natal está toda a mensagem do Evangelho, para quem sabe ler os acontecimentos. O Natal é uma boa notícia anunciada pelos anjos, solenemente, num espetáculo de luzes, cores e cantos... Na maior simplicidade.

Nos nossos tempos consumistas, o Natal está mudando de rumo...
Algumas pessoas, apreensivas, pensam: o que nós fizemos do Natal?! Onde está o nosso Natal?! Queremos redescobrir o Natal!Mas ele é indestrutível.
Pois é:
o Natal se redescobre a cada ano que chega. O Natal vem do coração... e se propaga e se irradia de família em família, de coração em coração.

2. O Natal do velhinho simpático e gentil que traz presentes e carinho às crianças, não pode substituir o Natal do menino Jesus. Os marqueteiros estão fazendo do Papai Noel o arauto do comércio e do consumo. É o Natal sem o Menino... Isto tem pouco a ver com o Natal.
O Natal do Menino prega a simplicidade, a solidariedade e a fraternidade, com muita alegria, sem afetação. Prega a primazia dos valores espirituais na convivência humana. Prega a esperança de uma vida melhor para todos e a busca de uma vida sadia.
Na cidade ou no campo o Natal tem sempre um sabor aldeão, com gente alegre, animais e aves a voar, como na periferia de Belém.
O Natal deve ser sempre simples, discreto e singelo, com muita alegria e belas canções, sem prestar vassalagem ao consumo desenfreado e ao exibicionismo do poder econômico.
Natal é espírito, reflexão interior e confraternização...Inflama todas as centelhas de luz que ainda preservamos.
O bom velhinho, São Nicolau ou Papai Noel, deveria nos levar ao encantador Menino e depois trazer-nos presentes, redobrando o encantamento... Foi assim que ele nasceu num país nórdico e frio da Europa.

3. Dar presentes também é confraternizar-se: é compartilhar. Assim fizeram os reis magos.
Neste ano não se esqueça de enfeitar sua “árvore” de Natal. Ainda que seja apenas um galho, vale a intenção. Acenda uma vela na mesa de refeições, em homenagem à LUZ que nos foi dada.


Natal é tempo de Esperança...

Então viva o seu Natal

Nenhum comentário: