sexta-feira, 23 de abril de 2010

Se fores capaz de manter a calma

XXI
SE FORES CAPAZ DE MANTER A CALMA

72
Novo Escândalo

O Documento do Papa deu voz a uma campanha difamatória sórdida. Conseguiu dar guarida, ao tema repugnante e asqueroso da pedofilia, nos ambientes mais impróprios. E mais sagrados! Lastimável! O Papa apequenou-se.
Hoje essa palavra torpe (!) é ouvida por crianças e adolescentes, até dentro da Igreja. Mais uma matança dos inocentes! Um descalabro. O termo deveria manter-se como palavra reservada, por ser ofensiva e inaudita!
Entrar com essa palavra /conceito no templo deveria causar tanta repulsa, como causou a entrada do estandarte  da legião romana, com a figura do porco, no Templo de Jerusalém.

73

A campanha contra a Igreja vai se espalhando. Vejam o formato de ardil: “como vocês podem confiar os seus filhos às escolas católicas?! Ouviram o que o Papa disse?!” Quem computará todos esses prejuízos causados pelos oportunistas?! No entanto há muito, muito mais casos, em ambientes não católicos, isto é, entre os pastores protestantes e outros.
Gente, estão semeando o caos!!
Milhares e milhares de escolas católicas pelo mundo, com trabalho de educação sério  e abnegados Mestres, não podem ser prejudicadas porque houve problema, em “meia dúzia”, no mundo inteiro. 

Há casos detectados e delimitados, em um número restrito de países. Por que não manter o problema confinado? Por que dar-lhes foros mundiais pela intervenção do papa? Por que lançar pelo mundo um problema tão torpe, mas localizado? Pague quem deve. Só.
O Papa não tinha o direito de dar aval (indiretamente) a esta ignomínia. O concorrente usa bem os erros do outro.

74
Melhor que o Papa se tivesse calado, deixando os Bispos se manifestarem, com prudência, seguindo a hierarquia... Por que não se calou? O assunto estava em outra alçada. Aí deveria ficar.  Foi falta de visão estratégica.

Está faltando um Paulo para resistir a Pedro, em tais equívocos! O mal se enfrenta com o bem e com prudência.

À maioria dos católicos, dos cristãos, dos muçulmanos, dos judeus, a palavra pedófilo é termo que  seus ouvidos  rejeitam:  tema ignominioso.  Até agora era palavra e atitude desconhecidas da maioria absoluta. Mas o Papa deu-lhe cidadania.

Considero que a intromissão do Papa foi inoportuna, em todos os sentidos.
Penso que o  Papa foi inábil. Caiu na rede que lhe lançaram.
As altas autoridades costumam ser mais prudentes. Mas errar é humano (?!) É preciso saber o Caminho de volta...
Sede astutos como a serpente”, esta é uma recomendação esquecida...
Abismo atrai abismo! O bem atrai o bem!

Cristo disse que, não veio trazer a paz, mas a espada. Com isto ele  disse-nos que a paz não está pronta. É antes uma conquista de cada dia, de cada hora. Uma conquista de todos e de cada um, solidariamente.
Até a resistência pacífica  é um caminho. O silêncio e a quietude ativa  é um   forte  desembainhar de espada, a espada do silêncio consciente.  Nossa espada é a palavra certa na hora certa, ainda que seja silenciada.

No nosso mundo há pessoas que agem para compartilhar a paz, com justiça, dignidade e dedicação.
Há também outros, pescadores de águas turvas, que agem para detonar a paz, com a injustiça, a infâmia, a ignomínia e a ganância; são os semeadores da cizânia na seara alheia.
Algumas vezes a espada da palavra é essencial. O cristianismo só não tolera a omissão:
Porque não és frio nem quente, porque és morno, eu te vomito da minha boca”. (Apc.3.16)

75

 Hoje,  a grande intenção da megamídia é colar essa pecha de pedofilia, e outras, no rosto da igreja; colando-lhe a ignomínia do descrédito. Alerta, pois. Há outros interesses atrás disso.
Prestem atenção: a mídia parece não ter intenção de deixar esta pérfida questão facilmente. Explorá-la-há quanto puder se lhe derem trela.

Sinceramente, eu penso que a Igreja da Irlanda não merece tanta ignomínia. Tem grandes virtudes a computar. Será que o Papa não desrespeitou o pudor e a dignidade dos fiéis. Este é um assunto escabroso, que se trata com mais pudor, com mais reserva. Não se lança aos quatro ventos. O Papa deu um exemplo nada edificante à Igreja. Levou um tema  asqueroso para todos os púlpitos e para os altares. Quem vai recolher as penas lançadas ao vento?!
Repito: O mal se combate  com  o bem. Com o mal é multiplicá-lo.
Perante Deus e perante os homens, devemos lembrar: quem erra corrija-se... Até porque errar é humano. E quem nunca errou “atire a primeira pedra”.

Nenhum comentário: