quinta-feira, 30 de abril de 2009

O Sermão do Mandato II - Observações Complementares

OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES

1. Modelo de Interpretação

Neste estudo propomos uma Nova “LEITURA” do Sermão do Mandato, que entendemos como feito de palavras e gestos, durante a Semana Maior.
Os fatos bíblicos admitem muitas interpretações, muitas “leituras”. Aqui fizemos uma leitura de articulação de cenas mostrando como cada cena, cada ato, se encaixa no outro, como intercomplementar de um grande enredo que fecha com Chave de Ouro que é a proclamação do Novo Mandamento.
No entanto, cada ato, cada cena, pode ser analisada em profundidade, como um feito autônomo, com começo, meio e fim e com finalidades específicas.
Na exegese bíblica não há um só caminho a seguir. O essencial é não falsear um texto que sempre precisa de seu contexto.
Esta longa reflexão leva-nos, normalmente a um PACTO SOCIAL, onde as pessoas se comprometem a zelar por um mundo melhor para todos.

2. Comumente se fazem análises verticais dos textos. Aqui fizemos a análise vertical dos textos, depois os articulamos horizontalmente, formando um macrotexto que adquire nova dinâmica.
Passamos à margem dos dogmas, que é questão para os teólogos. Aqui damos ênfase à vida, em busca de nova primavera.
Subjacente ao nosso modelo de análise estão os princípios da semiótica geral, que dão suporte ao texto, como ferramenta de abordagem, se qualquer sujeição a modelos.
Nota Final: Este texto foi inspirado pelos Sermões do Mandato do P. Antônio Vieira, com linha própria de interpretação reflexão.

3. Versão Básica
A versão básica deste texto foi apresentada à Comunidade da Igreja Batista do Jardim Primavera, a convite de seu pastor, Rev. João Paulo Gouvêa, na Celebração do Dia da Páscoa da Comunidade.
Ficamos gratos pelo acolhimento.
[Texto em Construção]
Luciano Reis

Nenhum comentário: