sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Hora da Restauração

V
A HORA DA RESTAURAÇÃO REJUVENESCEDORA

13

Está na hora de distinguir a Igreja de Deus, dos homens  que a dirigem.
O cristianismo oferece uma mensagem genial, mas os homens que a dirigem  nem sempre são totalmente  confiáveis. Podem errar e erram porque são humanos..
 “Endeusar” os humanos é sempre uma aventura arriscada. Nem deuses nem semi-deuses; os humanos são humanos. Ponto. Com todas as consequências.
A Igreja vai perdendo credibilidade.
 Quando a Igreja perde a credibilidade, todo o Cristianismo perde a credibilidade.
Fazer de conta que não é conosco é covardia e traição (!)
É sabido que uma mentira, dez vezes repetida, vira uma “verdade” não questionável. Imagine-se algo repetido milhões de vezes por todo o globo. Imagine-se as consequências jurídicas... O desgaste à “imagem” é desastroso...
Neste momento, quem está atento não pode ficar indiferente.

14

Fica comprovado que a Igreja  precisa é de  uma substancial restauração. Todas as sociedades precisam de um trabalho sério de Restauração. O mundo está perdendo o bom-senso. Precisamos parar para  repensar.
A partir da Parte XXVIII,  o texto faz  10 propostas, para início de diálogo, como sugestões.
Meu desejo é que, esta Mensagem  despretenciosa chegue a Roma, ao Vaticano. Não sou Iñigo de Loiola, nem Francisco de Assis, mas quero que chegue  ao Vaticano. Ainda que precise esperar muito tempo ao relento, meu texto não esmorecerá. Se chega ou não, em nada muda minha posição. Fiz a minha parte  e procuro continuar fazendo, em outras plagas.
Precisamos superar os traumas que nossas omissões nos criaram.
A Luz do Evangelho, a Mensagem de Cristo,  nunca foi tão necessária como hoje, desde que mantenha seu vigor original pastoral. A Igreja não pode agir, como disco quebrado... Troque-se o “disco” para ouvirmos a música integral...

15

Bem sei que as autoridades ainda são arredias ao diálogo que venha com sugestões. Ainda há um certo imobilismo latente; e um certo medo de fantasmas. Mas é a verdade que liberta . Mudar de atitude, às vezes é um processo lento e até penoso. Mas é sabido que é característica  dos sábios  mudar de ideia, quando os fatos o exigem.
Quem ama cuida.
Preocupar-se com a Igreja é preocupar-se com a humanidade, a quem ela serve  e em que está inserida.
Precisamos saber  ouvir atentos , a todos, desde os sábios, aos mais simples habitantes do sertão... Precisamos saber ouvir a Voz de Deus, onde quer que ela se manifeste. Precisamos ser simples, porque a Igreja de Cristo é simples e a vida é simples...
Considero que algumas das teses que aqui desenvolvo merecem atenção e consideração.

16

 Este é um texto contundente, leal e sincero que apenas busca colaborar, sem pedir nada em troca. Não me omiti.
Leia, comente, discuta, repasse o link, se estiver de acordo.
Considere o texto em construção e ajude a melhorá-lo.

A primeira versão foi divulgada no dia 1º de Abril de 2010.
O trabalho foi longamente reestruturado e revisto, com mais de 60 dias de dedicação e reelaboração.

Nenhum comentário: