quinta-feira, 30 de abril de 2009

O Sermão do Mandato II - Um Novo Paradigma

VII
O MANDATO
— UM NOVO PARADIGMA


1. Considerações Finais
Eis aí, em breves pinceladas, a articulação do grande Sermão do Mandato, que foi sendo composto, em diversas etapas, através de palavras, ações e atitudes. Assim Cristo compôs seus grandes ensinamentos, utilizando parábolas, alegorias e instruções, e principalmente ações.
Assim atuou na instrução do povo e no processo de formação de seus Apóstolos e Discípulos, no Lavapés, na ação drástica no templo, na cura dos doentes, na entrada “triunfal”. Estes, bem formados na escola do grande Mestre, levaram o nome do Senhor e a Palavra do Evangelho até os confins da Terra.
Cristo os formou, como faz o escultor: de gente rude e bruta como pedras, esculpindo-as, fez surgirem pessoas sábias, dedicadas e generosas.
Já dizia o Mestre (Lc. 3,8) “Deus pode fazer destas pedras filhos de Abraão”

Rememorando:
A chegada “triunfal” de Jesus a Jerusalém, montado num jumento; a Última Ceia com o Lavapés e o Mandato; o Julgamento, a Condenação, e Morte na Cruz, seguida da Ressurreição, formam o Sermão do Mandato, em forma verbal e não verbal.
Posteriormente o Sermão de Pentecostes, com os anteriores: “Sermão do Presépio” e o “Sermão da Montanha” articulados, dão-nos a grande síntese da mensagem de Cristo: Neles estão os códigos que, seguidos, podem transformar a vida das pessoas e levar á construção de um mundo melhor.
O Novo Mandamento é o real Testamento de Cristo. Esta é uma mensagem revolucionária que muda todos os parâmetros de todas as religiões.
“Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”

2. Cristo estabeleceu Novo Paradigma de relação entre as pessoas. Quis, construir a civilização do Amor, da Liberdade, da Solidariedade e da Fraternidade, onde todos cooperam para o bem todos. O fim de tudo está lá no Sermão do Presépio:

“Glória a Deus nas Alturas e na Terra,
paz aos homens de boa vontade”.

No Novo Mandamento está a grande Síntese do Evangelho. É preciso saber ler o Evangelho sob a Luz do Mandamento Novo que não está apenas em palavras mas em palavras e atitudes. Dar testemunho de Cristo é essencialmente ação.
[Texto e Construção]
Luciano Reis

Nenhum comentário: