sexta-feira, 23 de abril de 2010

Atitudes Farisaicas


XVII
ATITUDES FARISAICAS: DE QUEM?

59

Vieram-me à mente estas reflexões de sociologia psico-humanísticas, ao ver, na imprensa, o grande estardalhaço de muitos, diante de uma Igreja titubeante e quase traumatizada. Animei-me a  entrar na lide. Achei que poderia ajudar a acender algumas luzes... Não poderia me omitir.
Trata-se da questão que hoje abala (?) os alicerces da Igreja Católica. De uma incômoda marola, querem fazer uma terrível tempestade, em alto mar. Quem são os atores desta tragédia. Pena que não é só teatro!
A barca de Pedro já perdeu algumas velas e parece que teve avariado o leme.  Os passageiros já se sentem incomodados... Têm ânsia de vômitos. Os técnicos já desceram para consertar o leme... A pique não irá, mas está sofrendo escoriações.
Tudo isto por algo muito bem armado, com algumas razões e muito farisaísmo. Há uma conspiração em marcha. Sempre houve e sempre haverá... Nada a estranhar... São os mundos em confronto. O assaltante só entra quando vê falhas nas portas.
Dizem que  quando Deus quer punir alguém, tira-lhe o juízo. É mal de nosso século. Mas saber isto não resolve.
Pois bem, algumas pessoas, na igreja, parece que já perderam a sensatez. Perderam a calma e perderam lucidez. A estes recomendo a leitura do poema  “SE” de Kipling (Clique).Se conhece textos melhores, releia-os, e revele-os.

60

Alguém duvida que a Igreja é pecadora?!
Sempre foi e sempre será:  A Eclésia, reúne seres humanos... Ela  sempre disse: “eu pecador me confesso”. Kyrie eleison! Não a Igreja, mas seus membros. Mas fora as fraquezas, tem valores e virtudes incomensuráveis que são suas prendas à humanidade. A Igreja coletiva é Santa.
Em algumas pessoas podem revelar-se algumas taras. Lastimável. Doenças tratam-se em “hospitais” adequados.
O Papa também é pecador. Ele mesmo o diz. Mais incisivo e contundente, diz Vieira:
Também os Cardeais, e também os Papas vão ao Inferno, se...”
Ou  isto é só ritualismo?!

Vaidade e arrogância estão entre os maiores males do mundo.
Um dos grandes pecados de algumas pessoas da Igreja é a arrogância: julgam-se donas de Cristo. Não é não. Cristo é livre  e não prisioneiro. “O Espírito sopra onde quer”.
É preciso dizer às altas autoridades da Igreja, com lealdade: Você é servo de Cristo e não senhor. Você é servo da igreja e não dono.

Nenhum comentário: