sexta-feira, 20 de março de 2009

Novos Paradigmas nos desafiam

2
Novos Paradigmas nos Desafiam

O mundo moderno produziu bens, conhecimentos e saberes de valor inestimáveis. São conquistas que ninguém quer que se percam.

O que precisamos é saber se o ser humano está a serviço das máquinas ou se as máquinas estão a serviço das pessoas, garantindo-lhes a consciência, a liberdade, a responsabilidade, a justiça, a convivência em paz, auto-realização e o desenvolvimento com prosperidade e solidariedade. Esta é a senha, para saber distinguir.

Assim se vão separando os modelos descartáveis e vazios. A nova atitude psico-cultural que vai desabrochando, como reação ao uniforme descartável, cria novos rumos e novas perspectivas no psiquismo social: a busca da história, da cultura, das artes e das novas atitudes.

Como gente, voltamos a ter passado, presente e futuro. Voltamos a ser diferentes dos animais, que só têm presente.

É a busca do plural, do eclético, do atemporal; a retomada de valores permanentes, de grandes e essenciais conquistas da humanidade que muitos tentavam fazer esquecer.

Há uma grande mudança de paradigma a nos desafiar: a testar a nossa competência cívica e intelectual.

Isto ainda é mais uma tendência do que uma conquista histórica. Mas a nova força motriz está germinando e abrindo o caminho no imenso cipoal...

A consciência das pessoas vai conquistando o lugar “que lhe cabe neste latifúndio”.

Nenhum comentário: