sexta-feira, 20 de março de 2009

Revolução cultural e espiritual

4
Revolução Cultural e Espiritual


Os bens produzidos por nosso tempo devem beneficiar o homem todo, integral, como ser que pensa, sente e crê. Suprir a fome física é fácil, o dinheiro resolve. Mais difícil é suprir a fome psíquica, espiritual e intelectual. Esta ainda é esquecida. É que para sanar esta carência é preciso sabedoria e muita persistência.


Sente-se que está em curso, no sub-consciente coletivo, uma verdadeira revolução cultural e espiritual, a par da revolução política e tecnológica. Sim porque os jovens de hoje não mais se envergonham de dizer que crêem e que respeitam valores morais. Rejeitam a coisificação das pessoas. 95% dos brasileiros, de 18 a 29 anos, declaram-se religiosos.


Os jovens são altruístas, generosos, solidários; têm censo de justiça e de lealdade...


Esta é a grande revolução que os políticos ainda não captaram.


No entanto, nossas escolas e nossas famílias têm dificuldade de veicular valores morais; os meios de comunicação também. E quanto o fazem às vezes, de maneira lastimável...


Os jovens encontram respostas às suas indagações no cristianismo, no budismo, no judaísmo, no islamismo, no hinduísmo, no messianismo, no espiritismo, etc., etc.


Buscam e encontram, para manterem o próprio equilíbrio psico-físico, mental e social...


Mas tudo isso só vinga e se consolida se os nossos jovens estudarem mais e com professores mais conscientes.


O saber e a ciência dão-se as mãos. Por isso, na escola de qualquer nível, jovem precisa aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser, aprender a decidir, aprender a querer, aprender a apreciar e aprender a compartilhar.

Página Seguinte

Página Anterior

Nenhum comentário: