sexta-feira, 23 de abril de 2010

Credibilidade

XV
CREDIBILIDADE DO CRISTIANISMO EM XEQUE


48

A brutalidade cruel foi se embrenhando até em instituições cristãs, quando o cristianismo se tornou a religião imperial. Para alguns, o Evangelho é apenas objeto de museu, ou para decorar a estante. Para alguns tudo é interesse e vantagens. A ideologia age no subconsciente.
Desde o Concílio e Nicéia (Ano 325) , passando pelo Cyllabus, a Igreja tem perdido muitas oportunidades e muita gente santa e sábia, por se preocupar mais em ir a caça de pretensos hereges, em vez de divulgarem o Evangelho. Muitos, ou talvez a maioria dos condenados como hereges, eram cristãos mais sinceros do que seus verdugos perseguidores. Até as pedras sabem que isto é verdade. Será que alguém contesta?!

Pessoas da Igreja cometeram crimes hediondos, nos Processos da Inquisição e em muitos outros eventos de triste memória. A submissão à vontade do Imperador Romano, Constantino, é também uma lastimável página da história.
Sim, a Igreja tem páginas negras em sua história. Prova de que é gerenciada por humanos. À parte isso, tem uma infinidade de páginas de ouro, que a todos honram. Tem uma incomparável folha de serviços à humanidade. Não têm por que se humilhar ou se apequenar.

49

O cristianismo é um imenso patrimônio da humanidade. Não podemos malbaratá-lo, nem deixar depredá-lo. Os gaviões, aves de rapina, são poucos mas astutos e ágeis.  Eles existem e sempre existirão, em tudo o que  é humano.         
Até poucos anos atrás, a Igreja era respeitada, como  a maior reserva  moral da humanidade. Até quando? A credibilidade é como as plantas: se deixarmos de lhes dar água elas fenecem.
Não nos basta sermos mansos como as pombas. Precisamos também ser astutos como as serpentes.

Num mundo múltiplo, plural e multipolar, precisamos saber conviver com os semelhantes e com os diferentes, com o mesmo respeito, sem prepotências... E sem preconceitos. Mas com firmeza.
Só os covardes e os ostras têm medo do mundo... Ou ousamos com sabedoria ou desaparecemos...
Precisamos compreender e respeitar a “engrenagem” em que estamos inseridos. O fermento bem guardado não serve para nada. O remédio vencido é prejudicial. O sal que não salga, para que serve?!

A Igreja precisa de articulação e flexibilidade. Precisa falar do cotidiano, do dia-a-dia das pessoas. Precisa adotar novas estratégias que a levem às multidões de pessoas desorientadas no nosso mundo. A Igreja precisa ser acolhedora e porta de esperança.

A igreja precisa fazer uma revisão do seus processos de evangelização, que hoje convenceu muito poucos.
A Igreja precisa saber falar, para todos, com o mesmo desvelo.

50

Peço desculpas se incomoda alguém o que vou dizer. Digo-o com a linguagem que penso ser mais adequada para provocar alguma reação. Ainda que seja só um franzir da testa. Caso contrário teria ficado calado.
Falo com  o direito e a autoridade que me assiste, como cristão e como cientista da linguagem.
Se alguém quiser levantar o dedo para me molestar ou para alguma  atitude repressiva, convido-o a se conter e ir ao espelho. Levante o dedo contra si mesmo. Talvez esteja precisando repensar algo.
É que nas igrejas, há gigantes: pessoas muito grandes de fé e coragem; mas há também pessoas muito pequenas. Como em muitas outras grandes organizações e governos da  coisa pública.

51

Ninguém precisa pedir licença para ser cristão. Só precisa aderir ao Evangelho. A Igreja não tem o Monopólio do Evangelho.  Há multidões de cristãos fora da Igreja... Talvez porque não havia lugar para eles nesta  hospedaria...
A água da palavra também batiza.
Excessos  de ritualismos,  em certas circunstâncias, não  ajudam nada. O “Espírito sopra onde quer”, sem pedir licença a ninguém. A ninguém, ouviram?!
Talvez a Igreja deva descer do pedestal... Sei lá...
O EVANGELHO é um grande patrimônio imaterial da humanidade, extravasando os limites das religiões.

52

A Igreja precisa se preocupar mais com a falta de credibilidade que vai invadindo seus quadros, e a humanidade. Tampar os olhos, os ouvidos e a boca é crime de lesa-eclésia.
A Igreja vem perdendo agilidade. Ficou com a engrenagem muito pesada e medrosa. É uma nave aérea que vai perdendo altura.

Há remédios já vencidos e engrenagens  enferrujadas. Há sal que já não salga.
Há um passivo muito grande, teórico, humanista e até bíblico. Muitos se acomodaram no poder.
Chegou a este ponto: hoje a Igreja, superada em muitas frentes, concentrou-se na defesa. Que se pode esperar? Não há defesa sem  mensagem audível.
Ou reage e recupera energias, fazendo um novo agiornamento (sic), sem medo da LUZ, ou ... Hoje, quem não cresce, fenece.
Agiornamento é rejuvenescimento. É recuperar  as forças juvenis que fomos perdendo com muitos formalismos burocráticos. A Igreja não pode perder a sua capacidade de sonhar.
Não queiramos  fazer como as mariposas que se jogam para a luz... e se queimam.

53

No entanto, a espiritualidade, no mundo, está se expandindo.
Geralmente, espiritualidade sem religião. Não há lugar para muitos nas igrejas, mas, na Casa do Pai, há lugar para todas as pessoas de boa vontade.
Acreditem: há muitos caminhos para Deus.
Os Cristãos, por vezes, sentem-se estrangeiros na sua própria Igreja que, em vez de ser luz e esperança, mais se preocupa com atos de rotina formal.
Um fato novo, hoje, é que se multiplicam os cristãos sem religião e até católicos sem religião. As igrejas não os contam, mas as estatísticas os encontram. (Para saber mais, clique). Como entender este paradoxo?

54

O entulho deve ser retirado do caminho. Está na hora de convocar um Mini-Concílio  Vaticano III, (?!) para ouvir todas as Igrejas...
A cada 50 anos toda a igreja deveria se reunir em Concílio, obrigatoriamente. Sem medos. Quem tem medo do Espírito?!
É urgente repelir, de dentro da Igreja, a hipocrisia, o farisaísmo e a simulação. Antes de apontar o agreiro do olho de alguém, precisamos tirar a trave que atravanca os olhos das Igrejas, em muitos dos seus níveis e quadros.
O cristianismo católico é uma instituição muito forte, mas ameaçada, por dentro e por fora...
Precisa estar sempre alerta, sempre atenta  aos novos tempos


Nenhum comentário: