quinta-feira, 30 de abril de 2009

ANEXOS

1. O LAVAPÉS
JOÃO 13. 1-17

1 Antes da festa da páscoa, sabendo que tinha chegado a hora de passar deste mundo para o Pai, Jesus que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
2 Durante a ceia, como o diabo já tinha metido no coração de Judas, filho de Simão Iscariote, que o entregasse, 3 sabendo Jesus que o Pai Lhe dera todas as coisas nas mãos e que saíra de Deus e para Deus ia voltar, 4 le­vantou-se da mesa, tirou o seu man­to, tomou uma toalha, e cingiu-a. 5 Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus dis­cípulos e enxugá-los com a toalha com que estava cingido. 6 Chegou, então, a Simão Pedro, que Lhe disse:"Tu, Senhor, lavar-me os pés?"
7 "O que Eu faço tu não o compreendes agora, respondeu Jesus, mas compreenderás depois."
8 "Nunca me lavarás os pés!", disse-lhe Pedro.
"Se Eu não te lavar, não terás parte comigo", respondeu-lhe Jesus.
9 "Senhor, acudiu Simão Pedro, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça."
10"Quem tomou banho, não tem necessidade de lavar senão os pés, pois está todo limpo. Vós estais lim­pos, mas não todos."
11 Ele sabia quem havia de traí-lo. Por isso disse: "Não estais todos limpos:."
já vos digo, antes que suceda, para que, quando suceder, creiais que Eu sou.
12 Depois que lhes lavou os pés, tomou o seu manto, sentou-se de novo mesa e lhes disse:
"Compreendeis o que vos fiz?
13 Vós Me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. 14 Se, portanto, Eu. Senhor e Mestre, lavei vossos pés, também deveis lavar os pés uns dos outros. 15 Eu vos dei o exemplo, para que, assim como Eu vos fiz, também vós o façais.
16 Em verda­de, em verdade, vos digo: - O servo não maior do que o seu Senhor, nem o enviado é maior do que Aquele que enviou.
17 Bem-aventurados sereis se compreenderdes estas coisas e as praticardes.
2. O NOVO MANDAMENTO
JOÃO 13. 31-35

31 Depois que ele saiu, Jesus disse:
“Agora o Filho do homem foi glorificado e Deus foi glorificado nele”.
32 Se Deus foi glorificado nele, também Deus O glorificará em si mesmo. E O glorificará sem tardan­ça.
33 Meus filhinhos, (...)
34 Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros. Amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei.
35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: “Se vos amardes uns aos outros.”

Nenhum comentário: