quinta-feira, 13 de novembro de 2008

1. ALFA-ÔMEGA

A MISSÃO


· O Alfa-Ômega tem por missão difundir idéias, práticas e paradigmas que possam contribuir para despertar e aprofundar a consciência humana rumo a uma sociedade mais consciente, justa e responsável, cordial e altruísta.
· Trabalha pela consolidação da solidariedade entre as pessoas e os povos , rumo ao bem-estar de todos que tenham boa vontade, levando a universal reconciliação.
· Divulga idéias filosóficas, sócio-culturais e educacionais.
· Assume posicionamento plural, buscando harmonia na diversidade, com perspicácia, articulação e dignidade.
· Contesta ou passa à margem de certos pseudo-dogmas que vêm se impondo, sem razões, respeitando os limites naturais.
· Propõe um mundo em permanente renovação, em condições sustentáveis, sem cair em falácias deletérias.
· Palavras-chave: idéias e práticas; consciência humana; responsabilidade e solidariedade; diversidade e harmonia; perspicácia.

2. ALFA-ÔMEGA

PROPOSTAS DO BLOGUE

1. Este espaço da internet é uma tribuna onde as pessoas, após aprovadas como apoiadores/debatedoras, poderão expressar suas idéias e divulgar suas análises, com seriedade e reflexão.

Espera-se uma postura séria e responsável de quem procura e de quem compartilha. É bem-vindo quem vem para somar e não para dividir ou perturbar.
Espera-se que as pessoas estudem suas posições antes de assiná-las. É fundamental superar uma retórica vazia. É preciso fazer acontecer.
Estamos nas fronteiras de um mundo sem fronteiras. É preciso derrubar todos os muros inúteis que dividem as pessoas. É preciso cuidar da consolidação da PAZ construtiva: formar as pessoas com caráter, consciência, competência e generosidade. É preciso superar todo o entulho autoritário que nos impuseram nos últimos 50 anos e em todos os demais.
Este é um websítio de cunho opinativo, a partir de grandes idéias motrizes que vão se definindo e difundindo, na busca de uma sociedade mais humana.

2. A atitude que se espera não é a arrogância dos néscios que simulam que tudo sabem e se perdem nos labirintos vazios da ignorância. Espera-se a atitude do sábio, que muito bem “sabe que nada sabe”, e que, por isso, está aberto às luzes da sabedoria: sabe buscar e põe seus talentos para render.

É sabido que a pessoa começa a morrer quando pára de aprender.
Precisamos de atitudes enérgicas e de ousadia. Os frouxos que se cuidem:
“porque se não és frio nem quente, eu te vomito da minha boca”.

3. Buscam-se sempre os valores que contribuem para a solidariedade humana, a liberdade, a cooperação e a reconciliação de todos, com unidade na diversidade.
É preciso saber abrir as portas da esperança, fundamentada na verdade, na responsabilidade, na consciência e no altruísmo, livre de preconceitos e discriminações.

4. Neste espaço recebem-se escritos sobre: mitologias e religiões, ocidentais e orientais, tais como cristianismo, judaísmo, agnosticismo, esoterismo, “heresias”, islamismo, budismo, taoísmo, confucionismo e outras correlatas. Em princípio as questões estão orientadas mais para o cristão. Mas isto não impede que outros se manifestem aqui.

Quando aqui falamos em Cristismo, falamos nos ensinamentos do Evangelho, que está disponível a todos, cristãos ou não cristãos.

Cristianismo é a organização dos cristãos em Igrejas. Há, nas igrejas, muitos cristãos que não seguem o Evangelho e há muitos Crististas que não estão nas Igrejas. Entre uns e outros, preferem-se os segundos, certamente. Conferir a parábola do Filho Pródigo.
Aqui é lugar de diálogo e não de polêmica.
É um espaço de liberdade, competência e responsabilidade.
É um lugar de compartilhar estudos, reflexões e até meditações.

3. ALFA-ÔMEGA
TEMAS EM PAUTA

1. Haverá sempre um ou mais temas em pauta.
O primeiro tema em pauta é:
CRISTIANISMO SEM RELIGIÃO.
- O humanismo do Evangelho –
(Saber ser, conviver, fazer e compartilhar)

2. Os interessados poderão se inscrever como apoiadores ou como debatedores. Esperamos sempre um debate de alto nível, para proveito de todos.
Os debatedores poderão expor idéias próprias, sempre que possível com bibliografia específica. Poderão ser feitos comentários de obras pertinentes ao tema. Hoje há muitas obras de temas correlatos.
Luciano Reis

Nenhum comentário: